Saúde bucal dos gatos

Sem Título-2É fundamental para a manutenção da saúde oral a escovação dentária, se possível, diária. Nas primeiras vezes você pode enrolar uma gaze no dedo ou escovas de dedo para bebês e, suavemente, massagear a gengiva, bochecha e dentes. Quando o gatinho já estiver mais costumado deve substituir a gaze por uma escova dental com cerdas macias e de preferência com cabeça pequena. Use pasta de dente elaborada especialmente para a saúde bucal de cães e gatos para a escovação, porque os produtos desenvolvidos para os humanos podem ser tóxicos aos animais.

Como nós, eles também têm problemas orais, doenças periodontais e outras, como tártaro, cárie e gengivite. Todos esses problemas podem causar, além do mau hálito, a perda de apetite, fraturas dentárias, perda dos dentes, até doenças mais sérias que podem comprometer órgãos vitais, como o coração, os pulmões, o fígado e os rins.

Anualmente deve ser feita uma visita ao médico veterinário de confiança para avaliação da saúde bucal de seu gato. Mas se notar algum tipo de alteração nos dentes, gengiva ou qualquer outra parte da boca, seja na coloração, aumento do volume, sangramento ou mau hálito, você deve procurá-lo rapidamente. Só ele poderá avaliar corretamente o problema e indicar o melhor tratamento para seu gatinho.

Open chat
Powered by